Blog

Outro exemplo de projeto utilizando BIM

4 de fevereiro de 2014 / Sem categoria

por Eron Costin

Gerenciar a compatibilização um projeto com mais de 44 mil metros quadrados é uma tarefa bastante difícil, ainda mais quando trata-se de um edifício com diversas soluções estruturais adotadas.

É o caso da nova sede da Fecomércio, Sesc e Senac do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento deste trabalho utilizamos a ferramenta BIM (Building Information Modeling) para a produção do projeto arquitetônico. Fomos responsáveis também pela modelagem de todo o projeto estrutural, uma vez que o mesmo nos foi entregue em CAD – 2D. As soluções estruturais apresentam peças metálicas (vigas e treliças, representadas em vermelho na imagem acima) e também estruturas em concreto, sendo em sua maioria peças pré-fabricadas, mas também contendo regiões de concreto armado e protendido moldados no local (regiões em azul na perspectiva). A iniciativa de modelar o projeto estrutural integralmente em BIM nos proporcionou um melhor entendimento diante de sistemas tão complexos e assim ajudou a identificar todas as regiões conflitantes dos projetos. Ao final do processo temos a confiança de que chegamos a um resultado final muito mais preciso e confiável do que se tivéssemos utilizado o método tradicional da comparação entre desenhos 2D. Esta experiência reforça nosso apoio para que cada vez mais os projetos complementares sejam desenvolvidos, já desde a fase de concepção, utilizando a plataforma BIM.

Compartilhe

Sobre o autor

Eron Costin

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005. Foi sócio fundador do escritório Oca Arquitetos em 2006. Premiações e menções honrosas em diversos concursos nacionais de arquitetura desde 2003. Atua como arquiteto sócio fundador do Estúdio 41.

Posts relacionados

Que tal imprimir o projeto direto no terreno? Isto já é quase possível

05/05/2015
por Eron Costin

Reportagem no Fantástico

04/05/2015
por Eron Costin

Gigantescos centímetros

10/03/2015
por Eron Costin

Termo muito curto, digite ao menos três caracteres.

Categorias

Translate »
Translate