Imagens

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL PARQUE DO RIACHO - DF

Compartilhe

Centro de Ensino Fundamental Parque do Riacho

Riacho Fundo 2, DF – 2016

Projeto premiado com o Terceiro Lugar em concurso nacional de projetos de arquitetura.

O Centro de Ensino Fundamental Parque do Riacho foi projetado para uma região de expansão urbana do Distrito Federal.

Esse tipo de região tende a consolidar-se lentamente, passo a passo, ou seja, existirão edifícios e espaços livres iniciais que ao longo dos anos se transformarão em lugares de uso cotidiano. A comunidade local irá conformar a arquitetura a partir das suas atividades, dos seus modos de usar o espaço e dos seus valores culturais.

Entende-se que o edifício do Centro de Ensino Fundamental e seu entorno passarão por essas transformações e, para que isso ocorra de forma aberta e coerente, o projeto deve permitir que as potencialidades da comunidade sejam aos poucos incorporadas à arquitetura.

Dessa forma, buscou-se promover as seguintes estratégias:

  • Liberdade no nível térreo: a demarcação de um lugar para escola através da construção de um plano de base rebaixado no qual se assentam o pátio coberto e o descoberto. Com isso, pretende-se gerar um espaço de encontro, promotor das atividades educacionais e no qual os diálogos entre estudantes possam acontecer.
  • Articulação do programa em setores: a concentração das salas de aula e demais atividades educacionais no bloco sul. Isso permite que as áreas de: ginásio, biblioteca, auditório, e administração possam ter seu acesso eventualmente liberado à comunidade, sem prejudicar o funcionamento das atividades didáticas.
  • Fruição nos percursos: a configuração da circulação: passarelas, rampas, escadas e corredores como elementos promotores da vitalidade do edifício. Esses elementos estão visíveis ou associados a transparências, permitindo que os espaços sejam permeáveis e só existam fechamentos quando forem necessário ao desenvolvimento das atividades escolares.

 

Autores:

Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa, Martin Kaufer Goic.

Colaboradores:

Leonardo Venâncio, Marcelo Miotto, Mariana Steiner Gusmão.

Translate »
Translate