Imagens

Moradia Estudantil - UNIFESP/Osasco

Compartilhe

Osasco – SP – 2015

Proposta de projeto para concurso nacional

O projeto é formulado a partir de um conjunto de estratégias que buscam potencializar o caráter de uma edificação com características múltiplas e antagônicas – Lazer, estudo e descanso – bem como sua relação com a superfície natural.

A implantação do edifício integrada ao acentuado relevo busca mitigar os impactos de uma construção desse porte junto ao terreno, bem como tirar partido da integração com o declive, para qualificar e organizar suas variadas funções.

A disposição escalonada dos pavimentos permite variadas leituras do objeto construído, bem como diferentes interpretações de seu caráter.

O edifício é composto por um corpo principal em forma de “c” e um corpo secundário composto por duas lajes, perpendiculares a ala sul do complexo.

O corpo principal, composto por 6 pavimentos em seu maior desnível, abriga as funções prioritárias de uma moradia estudantil – descanso e estudo.

Cercando esse corpo principal, um espaço avarandado, uma intenção de dar às circulações diferentes características e perspectivas. Um espaço aberto ao acaso, ao convívio e ao encontro. Uma extensão da rua.

Integrado a esse corpo principal, perpendicular a um dos 3 blocos principais, duas lajes que devem então, abrigar as funções públicas e de lazer do conjunto.

A proposta busca a utilização de técnicas construtivas que priorizem a modulação e repetição de elementos, lançando mão de peças pré-fabricadas de concreto e aço; economia de material, buscando alternativas que sejam coerentes ao sistema estrutural escolhido; e técnicas que sejam compatíveis com a demanda de mercado e de mão de obra.

 

Autores

Emerson Vidigal
Eron Costin
Fabio Henrique Faria
João Gabriel Moura Rosa Cordeiro
Martin Kaufer Goic

 

Colaboradores

Marcelo Miotto

 

Consultores

Afa Consult (Portugal)

Translate »
Translate