Imagens

Plano de Urbanização Subsetor A1 - Água Branca

Compartilhe

São Paulo – SP – 2015

Projeto vencedor em concurso nacional de projetos.

Desenhar e construir um bairro. Estruturar as redes e os sistemas urbanos em torno da nova intervenção. Fazer as pazes com a água. Projetar para as pessoas. Criar modelos, paradigmas, refletir profundamente sobre a cidade.

Projetar uma estrutura dessa escala transcende a simples prática arquitetônica e urbanística e aponta para o cuidado necessário na abordagem dos problemas urbanos e nas respostas possíveis para cada questão colocada pela sociedade, seja ela representada pelo poder público, por suas associações, pelas comunidades locais, enfim, pelos cidadãos, através da representação mais ampla possível.

O plano para a urbanização do subsetor A1 da Operação Urbana Consorciada Água Branca é uma oportunidade para refletir sobre a cidade de São Paulo, sobre o desenho que queremos para as metrópoles e sobre como podemos construir espaços para as pessoas, para viver, habitar, trabalhar, usufruir.

Diante dessas necessidades, a presente proposta sugere abordar o problema colocado através das seguintes ações:

  1. Estabelecer claramente a estratégia de faseamento do projeto, permitindo assim que as edificações atuais possam ser desmobilizadas sem comprometer a primeira fase de empreendimento.
  2. Desenhar os sistemas de espaços livres da intervenção de maneira a privilegiar o pedestre e o ciclista.
  3. Reduzir a presença do automóvel no interior da intervenção e restringir o seu percurso ao mínimo necessário.
  4. Conectar os sistemas de mobilidade da intervenção às comunidades do entorno imediato para que possam fazer uso de seus equipamentos públicos institucionais.
  5. Equilibrar densidade e verticalização, propondo uma morfologia urbana que resulte numa escala condizente com a qualidade de vida esperada no nível da rua, com as edificações do entorno, com o conforto ambiental dos edifícios e seus espaços livres.

 

Autores/Authors:

Emerson Vidigal

Eron Costin

Fabio Henrique Faria

João Gabriel Moura Rosa Cordeiro

Martin Kaufer Goic

 

Colaboradores/Collaborators:

Felipe Santos Gomes

Marcelo Miotto

 

Consultores/Consultants:

Alessandro Filla Rosaneli (Paisagismo/Landscape Design)

Eduardo Ribeiro Santos (Infraestruture/Infrastructure)

Luiz Henrique Felipe Olavo (Geotecnia/Geotechnics)

Rafael Milani Medeiros (Mobilidade/Mobility)

Translate »
Translate