Expansão da Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro – RJ

Expansão da Biblioteca Nacional

Rio de Janeiro – RJ – 2014

Sua resolução arquitetônica surge das relações entre as atividades necessárias para o novo complexo e a presença do edifício existente; entre arquitetura e tecido urbano; entre o espaço institucional e a cidade.

Um espaço de encontro e preservação de bens culturais brasileiros, um lugar onde a cultura se torna referência para a reestruturação urbana. Um edifício que promove relações com a cidade e a zona portuária do Rio de Janeiro, um local de estar, estudar, pesquisar, acolhedor como a cidade que se deseja. Dessa forma, o projeto para o Anexo da Biblioteca Nacional interpreta o programa de necessidades e o terreno onde se localizará o edifício: a partir do seu contexto espacial local e de sua rede de interconexões urbanas.

Sendo assim, o desenho para o novo complexo arquitetônico da Biblioteca Nacional no porto do Rio de Janeiro parte da interpretação das seguintes premissas:

• Desenhar um conjunto único, envolvendo o edifício existente e aproveitando a solidez da estrutura existente.

• Qualificar os espaços internos de modo a abrigar adequadamente as  atividades da Biblioteca Nacional.

• Promover os espaços públicos do entorno, abrindo sempre que possível as visuais das áreas internas para o exterior e promovendo a visibilidade dos pedestres/usuários dos espaços externos estimulando assim a percepção dos ambientes públicos da biblioteca nacional.

• Transformar a fachada noroeste em um artefato que possua múltiplas funções, entre elas: conectar através de passarelas os pavimentos dos blocos leste e oeste; sombrear com brises os trechos de maior incidência solar do novo complexo, garantindo o conforto ambiental dos espaços; e promover as visuais a partir do edifício para a região portuária e para a Baía de Guanabara.

O PROJETO

A EQUIPE

Autores
Arq. Emerson Vidigal
Arq. Eron Costin
Arq. Fabio Henrique Faria
Arq. João Gabriel Moura Rosa Cordeiro
Arq. Martin Kaufer Goic

Colaboradores
Arq. Dario Corrêa Durce
Marcelo Miotto

FICHA TÉCNICA

  • Área construída: 34.552,00 m²
  • Área do terreno: 5.571,47 m²

@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo