Centro de Exposições Agropecuárias de Planaltina – DF

CENTRO DE EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS DE PLANALTINA-DF

Planaltina-DF – 2012
Segundo lugar em concurso nacional de arquitetura e urbanismo.

Encontro da cidade com o campo: Nas cidades do interior do Brasil existem diversos espaços que procuram conectar o universo da vida urbana com o a vida no campo. Um desses lugares é o parque de exposições, local onde ocorrem as feiras agropecuárias e as grandes festividades da população.

A proposta organiza o programa em pavilhões que conformam um espaço vazio – uma praça – conectado ao parque e à cidade através da permeabilidade de suas laterais.

Essa praça recebe o fluxo de pessoas que chega a esse lugar na cidade, funcionando como espaço de acesso e distribuição. Seu perímetro organiza os passeios e a visitação das exposições, ao mesmo tempo em que delimita um lugar específico, uma espécie de pátio interior.

A ideia de que deve haver um “legado” também orienta o projeto dos demais espaços de uso temporário. O local reservado para abrigar shows e parque de diversões é tratado com paisagismo, permitindo sua apropriação pela comunidade para a prática esportiva, por exemplo, quando não estão acontecendo as festividades.

O PROJETO

A EQUIPE

Autores
Arq. Emerson Vidigal
Arq. Eron Costin
Arq. Fabio Henrique Faria
Arq. João Gabriel Rosa.

Colaboradores
Martin Kaufer Goic
Moacir Zancopé Junior

Consultor
Eng. Ricardo Dias (Estrutura)

FICHA TÉCNICA

  • Área construída: 11.000,00 m²
  • Área do terreno: 95.000,00 m²

@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo