Osasco – SP – 2015
A implantação do edifício integrada ao acentuado relevo busca mitigar os impactos de uma construção desse porte junto ao terreno, bem como tirar partido da integração com o declive, para qualificar e organizar suas variadas funções.
A disposição escalonada dos pavimentos permite variadas leituras do objeto construído, bem como diferentes interpretações de seu caráter.
O edifício é composto por um corpo principal em forma de “c” e um corpo secundário composto por duas lajes, perpendiculares a ala sul do complexo.
O corpo principal, composto por 6 pavimentos em seu maior desnível, abriga as funções prioritárias de uma moradia estudantil – descanso e estudo.
Cercando esse corpo principal, um espaço avarandado, uma intenção de dar às circulações diferentes características e perspectivas. Um espaço aberto ao acaso, ao convívio e ao encontro. Uma extensão da rua.
Integrado a esse corpo principal, perpendicular a um dos 3 blocos principais, duas lajes que devem então, abrigar as funções públicas e de lazer do conjunto.
A proposta busca a utilização de técnicas construtivas que priorizem a modulação e repetição de elementos, lançando mão de peças pré-fabricadas de concreto e aço; economia de material, buscando alternativas que sejam coerentes ao sistema estrutural escolhido; e técnicas que sejam compatíveis com a demanda de mercado e de mão de obra.
O PROJETO
A EQUIPE
Autores
Arq. Emerson Vidigal
Arq. Eron Costin
Arq. Fabio Henrique Faria
Arq. João Gabriel Moura Rosa Cordeiro
Arq. Martin Kaufer Goic
Colaboradores
Marcelo Miotto
Consultores
Afa Consult (Portugal)
FICHA TÉCNICA
- Área construída: 12.057,43 m²
- Área do terreno: 9.808,76 m²