Warning: include(/home/storage/b/f4/3a/estudio41/public_html/wp-content/uploads/2015/functions.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/b/f4/3a/estudio41/public_html/wp-config.php on line 2

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/storage/b/f4/3a/estudio41/public_html/wp-content/uploads/2015/functions.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/b/f4/3a/estudio41/public_html/wp-config.php on line 2
Estúdio 41 Arquitetura
Imagens

Campo Olímpico de Golfe

Compartilhe

Rio de Janeiro – RJ, 2012

“A simplicidade e a clareza se destacam nessa proposta, que se apresenta justa e firme ao cumprir os ditames da referência conceitual requeridas pelos promotores do certame. Valendo-se de um domínio incomum da forma e proporção, o edifício principal alinha-se respeitosamente, subjugando-se ao horizonte montanhoso e se oferecendo como referência a quem quer que dele se afaste em direção a lagoa para acompanhar o percurso do campo.

Buscando o ângulo perfeito, o avarandado percorre o programa sem que seja percebido como mera circulação. A mirada do conjunto é corretamente valorizada, tornando o campo a sua frente indivisível, o que sublinha a dimensão do infinito. Os setores, ora definidos por acessos próprios, ora compartimentados por agradáveis espaços ajardinados, segue uma sequência em interseções que não privilegiam o isolamento, mas respeitam a necessária independência das distintas funções do programa proposto.

O tratamento aos cáusticos efeitos do sol poente e dos ventos dominantes é percebido sem falsas ênfases, prevalecendo o prolongamento do plano do telhado e as venezianas como elementos dessa conjugação conveniente entre forma e função, com estilo e harmonia. Por fim, suplementa em áreas descobertas, no plano do telhado, o espaço privativo que pode ser o diferencial para regular a eventual  presença de atividades, distintas do propósito principal que eventualmente se façam convenientes para a sustentação do empreendimento.

Aqui está presente o ‘menos que é mais’ como referência memorial de que a arquitetura é o último refúgio dos generalistas. Sobre isso melhor não se poderia dizer senão ouvindo as palavras de George Bernard Shaw: ‘O especialista é um homem  que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada’”.

Ata da Comissão Julgadora do Concurso.

Projeto premiado com Segundo Lugar no Concurso Sede do Campo Olímpico de Golfe no Rio de Janeiro.

 

Autores

Emerson Vidigal
Eron Costin
Fabio Henrique Faria
João Gabriel Rosa

 

Colaboradores

Martin Kaufer Goic
Moacir Zancopé Júnior

Translate »
Translate