Edifício Weefor – Curitiba – PR

Edifício Weefor

Curitiba – 2019

A implantação de um edifício residencial para a Weefor no bairro Água Verde, incorpora as seguintes estratégias de projeto:

• Priorizar as visuais a partir de todas as unidades para o espaço da rua, evitando que as áreas de estar dos apartamentos tenham aberturas para os vizinhos de fundos.

• Proteger com elementos de sombreamento – sejam eles brises, venezianas ou sacadas – as unidades voltadas para a orientação Oeste.

• Garantir uma área de lazer descoberta contínua que configura um pátio interno à edificação, qualificando assim as atividades ao ar livre para os moradores.

• Explorar as varandas como espaço de extensão natural das áreas de estar, promovendo dessa forma o convívio dos moradores.

• Tornar flexíveis as plantas dos apartamentos de maneira que seja possível a retirada das paredes de um dos quartos, ampliando assim as áreas de estar.

As 51 unidades residenciais estão configuradas da seguinte maneira: dois apartamentos tipo “garden” no térreo, um apartamento tipo Garden no primeiro pavimento, quarenta e um apartamentos de dois ou três quartos entre o primeiro e o sexto pavimentos e sete unidades de cobertura com terraço. Todas as unidades tem pelo menos uma garagem.

Um edifício que respeite a escala do seu bairro. Um espaço residencial que valorize o uso público da rua, das calçadas e seja gentil com os pedestres no nível térreo. Um lugar que contribua para entendermos melhor como a cidade poderia ser e como seria possível morar com mais qualidade. Local de convívio das pessoas, pensado para elas, onde se pode apreciar a vida e aproveitar o tempo com amigos e familiares.

Entende-se que um serviço de portaria remota, associado a um depósito para encomendas, possa funcionar como uma alternativa a uma portaria convencional, garantindo a segurança dos moradores e ao mesmo tempo reduzindo os custos condominiais.

O sistema construtivo é constituído de uma estrutura em concreto armado com pilares funcionado em uma modulação múltipla de 130 cm. Grande parte dos sistemas está articulada nessa modulação, com exceção da fachada paralela à Rua Mato Grosso, na qual a modulação acompanha uma linha paralela ao alinhamento predial.

Para as vedações externas propõem-se painéis de alvenaria, nas internas imagina-se a utilização de sistemas de construção seca tipo “drywall”.

Sistemas complementares de tratamento e aproveitamento de águas pluviais e/ou servidas podem ser utilizados de forma a garantir a eco eficiência do edifico. Da mesma forma, um sistema de painéis fotovoltaicos pode ser instalado na cobertura do ático, caso exista viabilidade.

***

Sabemos que um projeto dessa natureza só é possível se tiver força de proposição e ao mesmo tempo flexibilidade para acolher o tempo. Não é um gesto isolado e sim uma forma de trabalhar em colaboração. Nesse sentido, incorporadores, corretores, arquitetos, engenheiros, e clientes ainda serão incorporados aos poucos ao processo. Dessa participação certamente surgirão novas questões e essas serão tratadas e encaminhadas ao seu tempo. Isso quer dizer que sempre será um trabalho de equipe, reafirmado no dia a dia, dos desenhos preliminares, passando pela coordenação de canteiros de obras, até o momento em que o prédio será ocupado pelos futuros moradores e ganhará vida. Ou seja, projetaremos para as pessoas, e a arquitetura só fará sentido com a sua presença e através das suas ações no espaço.

O PROJETO

A EQUIPE

Autores
Estúdio 41
Arq. Emerson Vidigal
Arq. Eron Costin
Arq. Fabio Faria
Arq. João Gabriel Cordeiro
Arq. Martin Goic

Equipe
Karin Matzkeit (Colaboradora)
Susanna Brolhani (Colaboradora)
Gabriel Tomich (Colaborador)
Matheus Fernandes (Colaborador)
Eduardo Hungaro (Colaborador)

FICHA TÉCNICA

  • Área construída: 5.483,43m2
  • Apartamentos: 51 unidades
  • Vagas de garagem: 53

@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo