MINHOCÃO

SÃO PAULO – SP – 2016

PROJETO DE DESENHO URBANO

O intervalo temporal entre a construção do minhocão na década de 70 e o momento no futuro em que a via expressa passará por transformações ainda é indefinido. Por ora, sabemos que o atual Plano Diretor de São Paulo prevê a desativação progressiva até que seja viável sua demolição ou transformação em um parque.

Entendemos que as reflexões sobre o futuro do minhocão passam pelo entendimento da sua escala. Qualquer estrutura elevada sobre a rua com extensão de 3,5km tem impacto significativo na paisagem urbana, mesmo em uma metrópole do tamanho de São Paulo.
Em cidades como Chicago e Toquio, por exemplo, estas estruturas elevadas desempenham papel essencial na estruturação da malha urbana e no transporte público. No caso do minhocão, para que sejam bem sucedidas, as futuras intervenções devem levar em conta a necessidade de ativar os usos ao nível da rua e não somente trabalhar o plano superior do elevado.

Para isso, é essencial imaginar multiplicidade de funções e potencializar a implantação de programas como: transporte público, serviços públicos, lazer e comércio; trabalhando simultaneamente em duas supefícies: o chão e o elevado.

–    Nível do chão:

Prioridade na intervenção. Preferência para o trânsito lento (máx. 40km/h) e para o alargamento das vias de pedestres. Incremento dos usos como forma de ativar o térreo, especialmente comércio e serviços públicos como: bancas de revista, espaço para feiras livres, comércio de rua, paraciclos, guarda municipal, áreas de lazer infantil, sanitários públicos e acessos ao parque elevado, através de escadas e elevadores.

–    Nível do elevado, duas estratégias distintas:

  • trecho Olímpio da Silveira + São João (1,8 Km)
    Corredor exclusivo de ônibus: composto basicamente pelas linhas que atualmente estão no nível do chão + circuito de pedestres.
  • trecho Santa Cecília + Amaral Gurgel (1,2 Km)
    Parque urbano

 

vídeo

A EQUIPE

Autores
Arq. Emerson Vidigal
Arq. Eron Costin
Arq. Fabio Henrique Faria
Arq. João Gabriel Rosa
Arq. Martin Kaufer Goic

Colaboradores
Astrid Harumi Bueno
Felipe Sanquetta
Leonardo Venâncio
Marcelo Miotto
Mariana Steiner Gusmão


@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo