Edifício Sede do CAU/SC

EDIFÍCIO SEDE – CAU/SC

FLORIANÓPOLIS – SC – 2023

PROPOSTA VENCEDORA DE CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO.

Um conselho aberto e transparente, que representa, acolhe e espelha a sociedade. Um edifício livre, permeável, aberto em seu espaço público. Lugar de trabalho, mostrando de que forma a arquitetura e o urbanismo podem qualificar a vida das pessoas nos edifícios, na cidade, em nosso cotidiano.

Essa proposta para a nova sede do CAU-SC parte do entendimento de que a sociedade, cada vez mais, quer compreender as instituições públicas de forma transparente e desburocratizada. Nesse sentido, a intervenção sugerida age na qualificação da fachada principal, desenhando plataformas de permanência, incrementando transparências e incentivando permanências. Em essência, é uma estratégia de construção que atua na escala de visibilidade da edificação, promovendo o olhar das pessoas, não só das que trabalham no edifício, mas também dos pedestres que, a partir da calçada, da rua, podem enxergar os espaços de trabalho, reunião e também de descanso dos profissionais.

As plataformas na fachada complementam e ativam os programas internos ao edifício, permitem circular, deslocar-se verticalmente, estar, contemplar, liberando o restante do pavimento para as funções principais da edificação. Para além das questões programáticas, essa espécie de andaime permanente auxilia na organização do canteiro de obras e, na fase de ocupação final, serve, além disso, como elementos de sombreamento da fachada norte, colaborando assim pelo melhor desempenho em termos de conforto e eficiência energética.

No térreo, esse grid, traçado na superfície da envoltória frontal, organiza os fluxos de acesso, separa a parada de veículos e abre o café para a área externa. No primeiro pavimento, expande o Espaço do Arquiteto para olhar a cidade, permitindo também a visibilidade a partir da rua. Nos andares de escritório, as passarelas atendem a necessidade, prevista no programa, de propiciar espaços de encontro e lazer aos funcionários. Já na cobertura, associadas ao terraço, essas plataformas incrementam as possibilidades de ocupar os espaços ao ar livre, especialmente em dias de eventos.

***

Um conselho em constante construção, transparente, aberto e visível a partir do espaço público. Uma instituição que dá suporte à população, garantindo a qualidade do exercício profissional. Arquitetura e urbanismo imaginando espaços coletivos, varanda e calçadas visualmente integradas à cidade, revelando as possibilidades de interface do conselho com a sociedade.

O PROJETO

A EQUIPE

Autores
Emerson Vidigal
Eron Costin
Fabio Henrique Faria
João Gabriel Rosa
Martin Kaufer Goic

Colaboradores
Marina Ruiz
Tiago Galdeano
Guilherme Pinto
Charlles Furtado

Consultoria
Ana Paula Rocha (Arquitetura bioclimática)

FICHA TÉCNICA

  • Área Construída:  1.384,00 m²
  • Terreno: 415,69 m²

@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo