Empreendimento Imobiliário UPSA – Brasília – DF

Empreendimento Imobiliário UPSA

Brasília – DF – 2016

Deve-se valorizar ao máximo a oportunidade de atuar no desenvolvimento de uma área de intervenção que busca formatar sua legislação urbanística baseando-se em conceitos e premissas de Jan Gehl. A equação a ser resolvida tem como fatores preponderantes a escala do edifício e sua relação com as ruas. Distintas relações de escala são mais agradáveis aos sentidos humanos e são estabelecidas por proporções de distâncias em relação aos objetos que enxergamos, por exemplo. São questões ligadas às visuais e à visibilidade que orientam o projeto e atuam para qualificar a arquitetura e os espaços urbanos.

Sugerimos então uma estratégia de parcelamento em dois grandes lotes, sendo que um deles contém uma rua interna de compartilhada, sem sinalização específica, com a finalidade de tornar mais agradáveis os percursos a pé. Subdividindo o quarteirão em sua dimensão maior e criando galerias internas é possível também incrementar o perímetro de fachadas ativas, essenciais para a vida das calçadas e os usos comerciais e de prestação de serviços.

Quando se pensa numa cidade que ainda vai existir, o mix dos usos e das tipologias são fundamentais como estratégia para garantir a qualidade da vida urbana. Para reforçar essa estratégia pretende-se que o comércio e serviços sejam posicionados próximos ao chão, promovendo as fachadas ativas. Loco acima, é proposto um pavimento corporativo, enquanto os usos residencial e lazer situam-se nos pavimentos superiores.

O PROJETO

A EQUIPE

Autores
Arq. Emerson Vidigal
Arq. Eron Costin
Arq. Fabio Henrique Faria
Arq. João Gabriel Rosa
Arq. Martin Kaufer Goic

Colaboradores
Astrid Harumi Bueno
Felipe Sanquetta
Leonardo Venâncio
Marcelo Miotto
Mariana Steiner Gusmão

FICHA TÉCNICA

  • Área construída: 45.000,00 m²
  • Área do terreno: 13.500,00 m²

@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo