Segundo Concurso Weefor

SEGUNDO CONCURSO ABERTO WEEFOR

SEGUNDO LUGAR – CURITIBA – 2022

As cidades são os espaços de convívio idealizados, construídos e apropriados pelos seres humanos para fixar residência. Embora muitas vezes a imagem das cidades esteja associada aos edifícios, são suas esquinas, espaços livres, abertos à passagem das pessoas, que geram as oportunidades de encontro. Lugares assim podem ser propícios à permeabilidade, ao estar, à fruição e à promoção da relação franca entre público e privado.

A localização escolhida para o edifício habitacional em questão é inserida num contexto de qualidades urbanísticas como as proximidades de sistemas de transporte, áreas de lazer e usos mistos como comércio e serviços. Nesse sentido, a interpretação do lugar sugere um edifício aberto e integrado ao sistema de espaços livres da cidade, suas calçadas, passeios e ciclovias.

A esquina se desenha generosa com o entorno, um paisagismo aberto, que qualifica e amplia o espaço da calçada, através da implantação de pequenos espaços de estar. A intenção é propor um térreo ajardinado, com áreas de lazer ao ar livre, não só privativas, mas também de uso público. Sugerem-se aí funções mistas: uma galeria com comércio de pequeno porte, a partir da qual se organiza também o acesso principal à edificação. O painel proposto nas paredes superiores desse espaço é resultado do reuso do piso de tacos em madeira da edificação existente.

Unidades Residenciais

Múltiplas tipologias de apartamento incrementam a diversidade no perfil de possíveis moradores, e também permitindo a identificação do objeto construído na paisagem urbana. Adota-se a estratégia do máximo aproveitamento dos elementos não computáveis: áticos, varandas e áreas de lazer, de acordo com coeficientes urbanísticos da legislação local. Esses elementos, para além do balanço favorável de área comercializável, tem a função de promover o bem estar dos usuários. São os espaços da luz, do ar fresco, do sol de inverno.

Insolação e visuais

A estratégia de organização das plantas de apartamentos no bloco da esquina posiciona quartos e áreas de estar a norte, a leste e a oeste. Apesar disso, os apartamentos de esquina da face sul mantêm aberturas e visuais para a Rua Sete de Setembro, estabelecendo diálogos com a paisagem urbana dessa rua.

O afastamento desse mesmo bloco, em sua face norte, com o consequente posicionamento da rampa de veículos junto à divisa lateral, permite um distanciamento caso ocorra a implantação de nova edificação nos terrenos vizinhos com frente para a Rua Cândido Xavier. Dessa forma, haverá a preservação das visuais para a rua e manutenção da insolação nessa face.

No bloco linear, ao norte do lote, autônomo em relação ao bloco de esquina, alternam-se as orientações de quartos e áreas de estar, ora a oeste, ora a leste, com predominância para o sol da manhã.

Materialidade

O sistema estrutural é constituído de concreto armado considerando lajes maciças protendidas nos pavimentos tipo. As alvenarias de fachada são duplas, permitindo isolamento interno, e revestidas externamente com placas cimentícias com agregado e textura canelada na vertical.

Internamente, as paredes em drywall permitem uma construção seca, que torna flexíveis as plantas tipo dos apartamentos. Dessa forma, pode-se facilmente organizar as unidades residenciais no esquema desejado de dois ou três quartos.

O PROJETO

A EQUIPE

Autores

Arq. Emerson Vidigal

Arq. Eron Costin

Arq. Fabio Faria

Arq. João Gabriel Cordeiro

Arq. Martin Goic

Colaboradores

Camila de Andrade

Guilherme Fernando Pinto

Tamy Pesinato

FICHA TÉCNICA

Segundo Concurso Aberto Weefor – Curitiba – PR – 2022

    • Área construída: 9.630, 83 m²
    • Comercial: 99,75 m²
    • Apartamentos: 44 unidades
    • Vagas de garagem: 90 vagas

@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo