SESC – Limeira – SP

SESC

Limeira – SP – 2017

O tempo é o maior patrimônio do ser humano.Muitas vezes, a velocidade com que ocorrem as transformações na vida das pessoas faz com esse valor passe despercebido.

Edifícios como o SESC são uma oportunidade de relembrar essa noção elementar para o ser humano: aproveitar o tempo. O tempo do convívio, o tempo do lazer, o tempo para exercitar o corpo e o tempo para dar prazer à mente.

Um SESC é um lugar de encontro real. A prática esportiva, as atividades culturais, o lazer, são os catalizadores desse encontro. Mas é nos intervalos desses espaços programáticos que de fato o tempo ganha mais importância.

O projeto proposto entende os espaços de circulação e convivência como parte fundamental da experiência de usufruir um edifício. A ação de deslocar-se de um lugar ao outro tranforma-se na própria ideia de aproveitar a vida. Um passeio pelo edifício.

Os espaços de estar e convívio articulam uma praça interna em três níveis conectados por vazios. Cada um dos níveis reúne elementos chave do programa: biblioteca, salas de atividade cultural, restaurante, saguão. O espaço de convívio ocorre naturalmente ao longo desses níveis que servem também como patamares da circulação de público, conectando a Rua João Ciarrochi à Via Luís Varga/Av. Central. A circulação das pessoas, dos usuários do SESC, dos moradores vizinhos, dá vida ao espaço do edifício. A cidade participa do SESC.

A circulação proposta na cota mais alta do lote, paralela à Rua João Ciarrochi, é também concebida a partir das premissas expostas acima. É como uma varanda que se abre para o exterior, margeando um jardim. Essa circulação organiza dois elementos do programa de necessidades: Piscinas e Teatro do SESC, cada um deles posicionado em uma das extremidades dessa varanda. Um ao Norte e outro ao Sul.

Na porção ao Sul, entre o Teatro e a Área de Preservação, num trecho do edifício com funcionamento autônomo, temos: a odontologia, a administração, as áreas de apoio, e os complementos ao programa teatral.

O PROJETO

A EQUIPE

Autores
Emerson Vidigal
Eron Costin
Fabio Henrique Faria
João Gabriel Rosa
Martin Kaufer Goic

Colaboradores
Astrid Harumi Bueno
Felipe Sanquetta
Daniela Moro
Gabriel Tomich

Consultor
Riacardo Dias (estrutura)

FICHA TÉCNICA

  • Área Construída: 18.807,67 m²

@ Estúdio41 Arquitetura. Design: 095
Ir para o topo